domingo, 4 de setembro de 2011

Criando índice alfabético no Microsoft Word 2007

Apesar de gostar bastante de grande parte de software livre, em minha opinião uma das melhores suítes de escritório continua sendo a da Microsoft, o MS Office. Porém uma coisa que tenho dúvida no MS Word é como criar índices de forma alfabética ao invés de ser baseado na página, sempre tenho que procurar em algum site quando preciso fazer isso.

Na maioria dos sites que entro, todo o texto deve ser formatado com algum estilo. Realmente, essa é a opção mais “organizada”. Mas e se você já está com o seu todo organizado e formatado, querendo por apenas um índice alfabético? É isso que explicarei aqui.

Parte 1 de 2 – Marcando as entradas
Para marcar as entradas (o texto que estará no índice), aperte ALT + SHIFT + X ou em Referências > Índice > Marcar Entrada. Aparecerá a seguinte janela:


Com essa janela aberta, selecione no texto o que você quer que esteja no índice (normalmente algum título do texto) e clique depois em Marcar na janela.
Ao clicar em Marcar, os símbolos de formatação que estavam ocultos ficarão visíveis. Para ocultar novamente, é só apertar CTRL + SHIFT + *.

Perceba que a janela não fecha depois de clicar em Marcar. Continue selecionando os textos que desejar e clique novamente em marcar até que todos estejam devidamente marcados. Quando terminar clique em Fechar.

Após esse procedimento, coloque o cursor onde deseja que o índice fique e vá ao menu Referências > Índice > Inserir Índice.

Na janela que abrir, deixe da seguinte forma e clique em OK.

Primeira parte concluída, o índice foi criado. A próxima etapa é criar um link para o texto de forma que quando clicarmos em algum campo do índice, ele vá para o texto correspondente. Para isso recomendo que oculte os símbolos de formatação (CTRL + SHIFT + *).

Parte 2 de 2 – Criando links
Selecione o mesmo texto que clicou em Marcar anteriormente e vá ao menu Inserir > Links > Indicador. Digite um nome fácil para o indicador (não pode haver espaços em branco) e clique em Adicionar. Faça isso com os outros também.



Após adicionar todos os indicadores, volte ao índice que está criado, selecione uma linha e aperte CTRL + K para abrir o menu de Hiperlink ou vá em Inserir > Links > Hiperlink. Selecione a opção Colocar neste documento e escolha o indicador que ele vai apontar. Clique em OK e faça o mesmo procedimento para as outras linhas do índice.