quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Transferindo arquivos maiores que 4GB no pen drive

Com os preços dos pen drives cada vez mais baixos, é comum termos hoje pen drives de 4GB, 8GB e até 16GB em nosso bolso (ou mochila, ou bolsa, no pescoço, enfim). E também é cada vez mais fácil encontrar arquivos cada vez maiores para colocarmos nesses dispositivos de armazenamento, como por exemplos ISOs de DVDs, filmes em alta definição, programas disponibilizados através do sites para compra via download. Como temos pen drives com bastante espaço, isso não é problema correto? Errado! 

Se você compra um pen drive hoje com 16GB por exemplo, e quer passar um arquivo que tem 4,5GB (um único arquivo), não é possível devido ao sistema de arquivos utilizado por padrão, que é o FAT32. Nessa postagem mostrarei como converter de FAT32 para NTFS sem precisar formatar o pen drive.



A imagem acima mostra um arquivo de 4,51GB tentando ser copiado para um pen drive de 16GB que ainda tinha 10GB livres. O motivo do erro? O sistema de arquivos FAT32 não permite que arquivos maiores que 4GB sejam copiados para o dispositivo.

Para resolver isso, existem duas formas: A primeira é formatar o pen drive como NTFS, só que dessa forma você perde todos os dados caso não tenha feito um backup. A outra é utilizando o comando convert do Windows.

O comando convert, como o nome diz, serve para converter unidades de armazenamento. Ele consegue converter unidades que estão em FAT para NTFS. E sem perder nenhuma informação no dispositivo.

Para usar o comando convert, abra o prompt do DOS indo em Iniciar > Executar > CMD
Na tela de prompt digite (supondo que a unidade que quer converter seja X:):

convert X: /FS:NTFS

A seguinte imagem com o progresso da conversão aparecerá ao apertar ENTER:



Ao terminar será informado que o pen drive foi convertido para NTFS e então já é possível colocar arquivos maiores que 4GB no mesmo.