sábado, 21 de maio de 2011

Zimbra - Serviço stats não inicia

Estou aprendendo a mexer no Zimbra. Tomando mais surra do que aprendendo, é verdade. Mas nada que me desanime. Acho incrível como a gente passa bastante tempo lendo sobre a ferramenta, para que serve, como funciona, instalação, configuração e tudo o mais e na hora de meter a mão na massa, descobrimos que não sabemos nada!

Não é completamente verdade isso, mas só na hora dos problemas para a gente se desenvolver com a ferramenta e aprender mais o funcionamento dela. Hoje aprendi o que fazer quando o serviço stats está como stopped.


Quando via um serviço no zimbra como stopped (com o comando zmcontrol status) bastava dar um restart que o mesmo iniciava na maioria das vezes. Porém dessa vez foi diferente, reiniciei o serviço e ele não voltou; tentei dar stop, start e também nada; olhei os logs e esses não foram muito meus amigos pois não via nada (apenas que o serviço estava parado).

E o que foi que aconteceu? Por algum motivo desconhecido, exatamente à meia-noite, ao criar a pasta /opt/zimbra/zmstat/, ela foi criada com posse para o usuário/grupo root, ao invés do usuário/grupo zimbra.

Nesse caso é necessário fazer o seguinte:

Como root:
# chown -R zimbra.zimbra /opt/zimbra/zmstat/

Como zimbra
$ zmcontrol stop
$ zmcontrol start

No lugar dos dois comandos acima, pode ser feito apenas como usuário zimbra:

$ zmstatctl start

Então o serviço stat será iniciado. Caso tenha dado erro, você pode procurar se existe alguma outra pasta que não pertença ao usuário/grupo zimbra dessa forma:

$ ls -la /opt/zimbra/zmstat/* | grep -v zimbra

Então é só dar permissão na referida pasta.

Ou se preferir, pode transformar logo toda a pasta pertencente ao usuário/grupo zimbra:

# chown -R zimbra.zimbra /opt/zimbra/zmstat/*

Executando o comando zmcontrol stats você conseguirá ver se todos os serviços estão iniciados.

$ zmcontrol status