quinta-feira, 31 de março de 2011

Brilho do notebook não é alterado no Windows 7

Já tem algum tempo que não estava saindo de casa com o notebook/netbook e por conta disso não faço muita idéia de quando isso começou a acontecer.

O que acontece é o seguinte, tenho um netbook Asus 1215N que no Windows 7 não estava conseguindo alterar o brilho do monitor pelas teclas FN + F5 ou FN + F6 (que são as teclas de atalho dele) e também não aparecia nenhuma configuração de brilho nas opções de energia. Também não existia nada relacionado quando utilizava as teclas WINKEY + X. Dessa forma, chegava durante a noite e eu ficava com a tela do monitor brilhando fortemente na minha cara. Algo muito desagradável, pois doía muito os meus olhos (cheguei inclusive a parar de usar o computador durante a noite).

Procurei bastante na internet sobre alguém que tivesse esse problema, e encontrei algumas. Porém nenhuma delas dizia se havia resolvido ou não. Então passei a tentar por conta própria.
Removi driver da placa de vídeo (tanto da nVidia como da Intel que são as duas placas de vídeo desse netbook), reinstalei e nada.
Comecei a achar que poderia ser um problema de atualização de BIOS que eu tinha feito, mas como não tinha como voltar para versão anterior, pulei essa parte.

Instalei o Linux nesse netbook em uma partição separada, tanto para testar o brilho quanto para testar o uso do Linux com o netbook. E no Linux as teclas de brilho funcionaram. Logo, o problema era no Windows.

Deixando de muita conversa, o que fiz foi ir até o Gerenciador de Dispositivos, cliquei em cima de Monitors e mandei desinstalar o driver do monitor. Marquei a opção de remover o driver e depois da desinstalação mandei o Windows procurar por alterações de Hardware. Ele encontrou o monitor e fez a instalação do driver novamente. Após isso as opções de brilho voltaram a funcionar.

Essa solução pode ser funcional em outros notebooks também.