quinta-feira, 31 de março de 2011

Brilho do notebook não é alterado no Windows 7

Já tem algum tempo que não estava saindo de casa com o notebook/netbook e por conta disso não faço muita idéia de quando isso começou a acontecer.

O que acontece é o seguinte, tenho um netbook Asus 1215N que no Windows 7 não estava conseguindo alterar o brilho do monitor pelas teclas FN + F5 ou FN + F6 (que são as teclas de atalho dele) e também não aparecia nenhuma configuração de brilho nas opções de energia. Também não existia nada relacionado quando utilizava as teclas WINKEY + X. Dessa forma, chegava durante a noite e eu ficava com a tela do monitor brilhando fortemente na minha cara. Algo muito desagradável, pois doía muito os meus olhos (cheguei inclusive a parar de usar o computador durante a noite).

Procurei bastante na internet sobre alguém que tivesse esse problema, e encontrei algumas. Porém nenhuma delas dizia se havia resolvido ou não. Então passei a tentar por conta própria.
Removi driver da placa de vídeo (tanto da nVidia como da Intel que são as duas placas de vídeo desse netbook), reinstalei e nada.
Comecei a achar que poderia ser um problema de atualização de BIOS que eu tinha feito, mas como não tinha como voltar para versão anterior, pulei essa parte.

Instalei o Linux nesse netbook em uma partição separada, tanto para testar o brilho quanto para testar o uso do Linux com o netbook. E no Linux as teclas de brilho funcionaram. Logo, o problema era no Windows.

Deixando de muita conversa, o que fiz foi ir até o Gerenciador de Dispositivos, cliquei em cima de Monitors e mandei desinstalar o driver do monitor. Marquei a opção de remover o driver e depois da desinstalação mandei o Windows procurar por alterações de Hardware. Ele encontrou o monitor e fez a instalação do driver novamente. Após isso as opções de brilho voltaram a funcionar.

Essa solução pode ser funcional em outros notebooks também.

47 comentários:

  1. Olá, eu estava com esse mesmo problema. Consegue resolver com a sua dica.

    Obrigado ;)

    ResponderExcluir
  2. Valeu, amigão!

    Eu já tava procurando uma solução faz tempo e a sua foi nota 10!

    Percebi que isso começou a acontecer depois que eu instalei o TeamViewer6 (programa de assistência remota). O programa instalou um driver próprio para o monitor e, depois disso, comecei a ter problemas com o controle de brilho da tela.

    Quando eu fui lá no Gerenciador de Dispositivos desinstalar o driver do monitor, estava lá na aba/guia Driver: "signatário digital: TeamViewer". Aí é que eu tive certeza que era o sacana do TeamViewer que fez isso.

    E eu já estava ficando com raiva do meu notebookinho... Tadinho dele. =( =)

    Valeu novamente pela solução do problema!

    Um abração, chará!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É issssssssssssssso cara!
      Já estava dormindo com dor de cabeça a dias!!!
      desistalei o TeamViewer 9 e voltou ao normal!!
      Tive que cavar na web pra achar a solição mais achei!
      valeu cara Deus te abençoe!

      Excluir
    2. cara, meu deus, obrigada mesmo, era o teamviewer, foi só desinstalar ele, não precisa fazer mais nada, na hora que desinstala, o brilho volta ao normal.
      foi MUITO difícil encontra uma solução. obrigada

      Excluir
  3. Blz galera, estou com o mesmo problema citado no tópico acima, no entanto não consegui reparar o problema no driver do monitor. Alguém tem alguma dica que possa ajudar nesse problema que ao que parece é problema no windows.

    PS: utilizo windows 7 64bit.

    abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem estou com o mesmo problema (sem resolução) em um Dell Vostro 1000 Windows 7 32bit

      Excluir
    2. Tambem estou com o mesmo problema (sem resolução) em um Dell Vostro 1000 Windows 7 32bit

      Excluir
    3. Reinstala o driver de video baixa no site da Dell está doido procurando alguma coisa daí baixei o drive de video e pronto

      Excluir
  4. Resolveu aqui também, o brilho voltou a 100% quando reinstalou o driver. Mas ainda assim os controles de brilho não funcionam, porém está bem melhor pra usar hehe

    ResponderExcluir
  5. putzz eu já estava quase formatando meu windows... essa dica funcionou para o meu lenovo g470 ... acredito que funcione com qualquer notebook que esteja com um problema parecido!!

    ResponderExcluir
  6. O meu estava com o mesmo problema, eu só cliquei em FN +F8 para diminuir ou FN + F9 para aumentar, tentem fazer isso, talvez funcione no de vocês támbém

    ResponderExcluir
  7. solucao simples e sensacional, parabens e obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  8. Muito Obrigado.
    Consegui resolver o problema. Asus 1215N.

    ResponderExcluir
  9. OBS.:Mandei desinstalar e logo o windows instalou sozinho e voltou a funcionar.

    ResponderExcluir
  10. caralho manolo! foi o ÚNICO site que deu uma solução viável. resolveu perfeitamente no HP 1125br, rodando Windows 7 Ultimate.
    Windows é ridículo né? Windows é windows... ;}

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado, pois ja esta irritado com a Dell qual me orientou voltar o sistema a versão de fabrica.

    Show de bola sua dica, simples e muito funcional.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. WOOOOOOOOOOOW, VALEU CARA, PENEI TANTO PRA CONSEGUIR RESOLVER ESSE PROBLEMA, E VC MOSTROU UMA FORMA TÃO SIMPLES! VOU GUARDAR ESSA DICA PRA SEMPRE <3 ehauehauehaueha (Ignore meu entusiasmo excessivo, eu tava realmente com muita raiva desse problema). =)

    ResponderExcluir
  13. Funcionou aqui também.. valeu man!

    ResponderExcluir
  14. Perfeito!!!! Lenovo G460 - Windows 7 x64. Obrigado...

    ResponderExcluir
  15. Opaaaaa Graciasssssssssss Obg muito man !

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado!!! Funcionou perfeitamente!

    ResponderExcluir
  17. desinstalei, o windows nao achou por alterações de Hardware e agora nao sei oq eu faço!!!

    ResponderExcluir
  18. Aqui não eu certo!
    A tecla FN funciona muito mau, seguro ela e cico pra aumentar volume, tenho que clicar várias vezes pra funfar, mas com o brilho não funciona. Minha namorada formatou meu note e instalou o windows 7 ultimate e agora a FN não funciona direito e tô com o brilho no máximo, da dor de cabeça usar ele. aff

    ResponderExcluir
  19. Olá valeu cara!!!!! estava apanhando aqui com o mesmo problema

    ResponderExcluir
  20. Aqui deu certo (Acer Aspire S3)!
    Fiquei com medo de desinstalar o driver e ficar sem tela, mas o windows coloca um driver básico no lugar, depois é só seguir o procedimento do companheiro Rodrigo Caldas.

    Valeu cara, você salvou algumas horas da minha vida!

    ResponderExcluir
  21. Nota 10 a dica! Estava quase formatando o note! Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Excelente, já estava ficando preocupado

    ResponderExcluir
  23. deu certo, não tinha pensado nesse drive de monitor. valeu

    ResponderExcluir
  24. Putz, nunca tire esse post do ar! haha
    O meu foi ao contrário, eu tinha usado ele de noite e tirei todo o brilho e não voltou mais. E durante o dia não enxergava nada na tela. Problema resolvido, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. bom, mts conseguiram. e qm n conseguiu n tem outro jeito? reinstalei tanto o "monitor" q ele falou, qnt o "adaptador de video intel". e msm assim o brilho continua no maximo no note lenovo. na pior da hiposteses, formatar o note resolve o problema? ou ainda pode persistir?? se tiver uma forma sem perder o windows original seria otimo.

    ResponderExcluir
  27. Deu certo aqui, obrigado!
    estava há semanas procurando uma solução e essa foi a única que deu certo

    ResponderExcluir
  28. PUTZ KK MANJA MUITO valeu aee velho xDDD

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigado aqui deu certo também.

    ResponderExcluir
  30. ajudou bastante mais eu fiz esse procedimento e não deu certo a mensagem que mostrava é que drive não instalado com exito ou quando colocava pra procurar drive não encontrado então a unica forma foi e no site do fabricante do meu netbook que é um philco e fiz o download do software do drive da VGA e instalei e fiquei muito feliz porque deu certo e melhor ainda já veio atualizado tudo ficou melhor o gráfico da tela melhorou bastante mais foi você que foi o Propulsor pra conseguir também procurei por vários sites no youtube e nada até encontrar esse post valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  31. Muito bom, deu super certo!
    muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  32. Essa dica resolve o problema do brilho, mas usa o driver genérico da microsoft, o que pode causar travamentos nos vídeos em hd e em alguns jogos. Alguém teria uma solução usando o driver do fabricante da placa de vídeo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cara, você está confundindo o driver do monitor com o driver da placa de vídeo. São coisas diferentes. Se você remover o driver de vídeo, com certeza você terá uma perda de desempenho absurda em diversos jogos e softwares. Mas o driver do monitor não influencia nisso, são coisas diferentes.

      Excluir
  33. Muito OBRIGADO!!!!!!

    ResponderExcluir
  34. Pessoal,

    Encontrei outra opção:
    PAINEL DE CONTROLE
    GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS
    ADAPTADORES DE VÍDEO

    Pedir para atualizar driver. Reiniciar o computador. Depois que voltar, clicar nas configurações de energia que a opção "brilho da tela" terá retornado!!

    ResponderExcluir
  35. tirei o team viewer 9 e resolveu ufaa obrigado

    ResponderExcluir
  36. PERFEITO AMIGO!!! Coloquei atualizar o driver do monitor, selecionei a opção Monitot Pnp e tirei da opção do driver do TeamViewer, na hora, como se fosse mágica, voltou a funcionar o brilho!! Demaais, parabéns pela Dica!! Abraço

    ResponderExcluir
  37. Tenho 2 notebook uso ele em rede e percebi também que após a instalação do teamviewer 13 o brilho dos note param de responder, cara fiz o passo e resolveu, poste de 2012 e estamos em 2018 e essa porra não arruma... que meu deus, que programa de bosta... Já to usando outro.

    ResponderExcluir