sexta-feira, 20 de março de 2009

Redes Sociais - Bom ou ruim?

“O chefe chegou, fecha o Orkut!”.
Essa frase já foi muito dita há tempos atrás, quando o Orkut era visto como dispersão ao trabalho e a produtividade.
Hoje em dia, a coisa é diferente. Com a popularização do Orkut, começaram a aparecer outros sites de relacionamento, as chamadas redes sociais. Entre eles encontram-se o Twitter, Facebook, LinkedIn, MySpace e alguns outros. Eles ainda são utilizados principalmente para diversão, mas também há bastante espaço para assuntos profissionais, e não é difícil de encontrar. Como muitas pessoas participam dessas redes sociais, existem vários tipos de pessoas, desde as que só querem saber de brincadeira quanto as que procuram informações pertinentes ao campo que atuam profissionalmente.

Algumas empresas (ainda grande parte) bloqueiam o acesso a esses sites, alegando o que foi dito acima, dispersão e falta de produtividade. Pois o que essas empresas não levam em conta é que o acesso a essas páginas pode ser utilizado para situações que inclusive melhorem o desempenho do funcionário no trabalho.
Às vezes é difícil encontrar uma informação através apenas de sites de busca, uma vez que os sites de relacionamento são fechados. Mas sabendo que esses sites são acessados por uma enorme quantidade de pessoas, fica fácil encontrar a informação que se queira dentro dele. Por exemplo: Está com uma dificuldade em um código do programa que você está fazendo? No Orkut, basta procurar em alguma comunidade que tenha relação com a linguagem e verificar se a sua dúvida já existe lá. Se não existir, você pode criar um tópico com a sua pergunta e esperar que ela seja respondida.

Esse funcionamento é o mesmo de um fórum na internet, que também pode ser um exemplo de rede social, embora quando se fale de rede social se lembre apenas das novas redes. Sem contar que apesar de fóruns serem mais específicos (no Orkut, existem diversos “fóruns” de diversos assuntos), o relacionamento pessoal neles é muito difícil, a coisa é mais profissional, um pouco mais formal.
Empresas de vendas de produtos possuem comunidade no Orkut que serve para eles terem uma opinião a cerca dos seus produtos. Já outras empresas (por exemplo, montadoras de carro), apesar de não ter comunidades criadas por elas, acessam as comunidades que são criadas por clientes para saber quais as falhas que os usuários encontram, o que acham de cada modelo, o que poderia ter e com isso moldam o próximo automóvel.

Com isso nós vemos que as redes sociais podem ser utilizadas para os mais diversos fins, desde o divertido ao profissional. Como elas ainda são vistas como algo que mais atrapalham do que ajudam nas empresas (não todas) é necessário que se verifiquem com os superiores a necessidade de usá-las no local de trabalho de uma forma que eles percebam que isso pode ajudar muito e adiantar a resolução de problemas que não se consegue resolver facilmente.