segunda-feira, 23 de março de 2009

Google Chrome - Configuração de Proxy

Já tem alguns tempo que eu aprendi isso, e sempre pensava: "Tenho que colocar isso no blog". Mas sempre que entrava aqui eu esquecia. Trata-se do Google Chrome, o navegador que a empresa Google desenvolveu.
Como estamos em um mundo onde a mobilidade é essencial, nada melhor do que esse grande acerto do Google que faz com que possamos configurar o endereço de proxy no próprio atalho do navegador.
Que diferença tem isso?
Bom, para quem tem um desktop que fica em casa, não tem necessidade nenhuma, a não ser um conhecimento mesmo. Mas para quem utiliza um computador portátil essa dica é muito interessante, pois podemos ter vários atalhos com vários endereços de proxy diferentes.
Crie um atalho na sua área de trabalho (ou aonde queira), clique com o botão direito nele e selecione a opção propriedades.



No campo "Destino" digite no final o seguinte:

--proxy-server=endereço_do_proxy:porta

O endereço do proxy pode ser tanto em IP como em FQDN (Fully qualified domain name) por exemplo:

--proxy-server=192.168.0.1:3128

--proxy-server=proxy.empresa:3128



Depois disso é só clicar em OK e pronto, o seu atalho está criado. Caso queira um outro proxy, é só criar mais um atalho e colocar o outro endereço. Caso queira algum que não tenha proxy, cria o atalho e apaga o parâmetro de proxy.
Para facilitar, renomear os atalhos é uma opção interessante, você pode colocar o atalho que tem o(s) proxy com nomes diferentes.