sábado, 13 de dezembro de 2008

Encomenda via Saraiva - Como fazer

Olá!

Recentemente comprei um notebook. Estava precisando, pois não passo muito tempo em casa e queria estar atualizado. Não tinha desktop em casa, então quando precisava acessar a internet para olhar e-mails e outras coisas era através da faculdade, o que nem sempre é legal, pois não é a mesma coisa que você ter uma coisa sua.

Então recebi um e-mail da Saraiva.com.br (aqueles vendendo produtos) e nesse e-mail tinha um Microboard Innovation i5300 com o seguinte título:

Notebook 3GB Core 2 Duo por R$ 1.899
E no anúncio:

Notebook
3GB Core 2 Duo
HD 120GB
Gravador de DVD

Achei o preço bom, só que não pensei em comprá-lo. Depois de analisar melhor, decidi fazer a compra.
Fiz a compra no dia 06/12/2008 (sábado). A forma de pagamento foi através de encomenda na loja física que funciona da seguinte forma (vou utilizar o meu exemplo, mas serve para qualquer coisa que venda no site e não tenha na loja):
Fui até a loja, disse que queria comprar o notebook e que a entrega fosse feita lá mesmo. Com isso, o funcionário pediu o meu CPF (caso você já seja cadastrado na loja, se não faz o cadastro na hora) e fez o pedido. Depois foi só ir até o caixa para fazer o pagamento. O tempo de entrega era de até 5 dias útéis para a loja (isso varia, lógico) aqui em Salvador. Quando o produto chega, eles entram em contato por telefone e é só pegar o produto na loja.

Aqui em Salvador o dia 08/12/2008 (segunda-feira) é feriado, então eu pensei: "Deve demorar mais um dia então". Só que a entrega vem de São Paulo, então como lá não era feriado, eles registraram o pedido na segunda-feira mesmo. Me mandaram um e-mail com o número do pedido.
No dia 10/12/2008 (quarta-feira) me mandaram outro e-mail informando que o pedido havia sido postado. Aqui eu vou começar a fazer alguns comentários.


Letras menores e de outra cor para poder destacar...
A Saraiva não informa a transportadora que envia os produtos. Com isso os compradores ficam sem ter como rastrear o seu pedido. Só fica sabendo que foi postado, mais nada. Os dias que compreendem o dia de quando foi postado até a chegada é de nervosismo total, é muito estranho não saber onde o seu pedido está em determinado momento. Esse nervosismo me fazia ir toda hora na loja para saber se o produto havia chegado (como eu trabalho perto, eu ia na hora do almoço e quando saía da empresa) mesmo sabendo que eles me ligariam.
Entrei em contato várias vezes com o suporte online da Saraiva, até que é legal, algumas coisas eles informam bem, mas parece que eles escondem o nome da transportadora. Dizem que não tem a informação, que a única coisa que tem é o número do pedido e como meu pedido foi enviado diretamente para a loja física, eles não tem como consultar.
Pronto, a transportadora que a Saraiva utiliza é a Direct Express. Vou ver depois se na nota fiscal tem o número de contato deles, acho que o site é http://www.directlog.com.br
No site http://www.reclameaqui.com.br existe algumas reclamações dessa empresa (na verdade esse site é para reclamações mesmo, então não é nenhuma novidade encontrar uma reclamação dessa empresa), foi assim que eu descobri que a Saraiva (e os sites http://www.submarino.com.br e http://www.americanas .com.br) utiliza essa transportadora.


O notebook chegou no último dia do prazo, dia 12/12/2008 e eles me ligaram na hora (sei disso porque uma hora antes eu estiva lá perguntando se ele havia chegado). Me entregaram na caixa e eu levei embora sem problema nenhum.

Qual a utilidade dessa postagem? Na verdade essa postagem é mais para explicar como funciona o sistema de pedido da Saraiva do que para outra coisa e também para informar qual a transportadora que a empresa utiliza para enviar as mercadorias.

O próximo será para mostrar como é o notebook, até lá.

5 comentários:

  1. Fico muito feliz por você, viu!?
    espero que esse note seja de grande ajuda nos teus estudos.

    Boa sorte!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Dá pra entender direitinho como funcionam as etapas da entrega da encomenda, e também, dá pra ter um pouco mais de segurança quando pensarmos em fazer alguma compra deste nível.

    Parabéns pelo post e pela compra!

    ResponderExcluir
  3. Opa, também comprei este notebook. No meu caso pedi para entregar em casa mesmo e ele veio voando. Comprei no dia 07 de madrugada e ele chegou na minha casa no dia 09. Em praticamente 2 dias úteis tava com o bichinho na mão.

    Estou tendo problemas para instalar o Windows XP nele. O CD de drivers que acompanha o equipamento executa os diversos instaladores, mas em vários deles dá erro e a instalação não é concluída. Vc já tentou instalar o XP? Conseguiu? Eu também sou de Salvador... (que coincidência).
    Se vc conseguiu instalar, vamos trocar informações. Meu correio é samjunior@ig.com.br e sou analista de sistemas.

    Samuel Lima

    ResponderExcluir
  4. er... post novo por favor?[2]


    Bjo!

    ResponderExcluir